Bobice Diária: Das coisas que não entendo - Pesquisas de intenção de voto

sábado, 28 de agosto de 2010

Das coisas que não entendo - Pesquisas de intenção de voto



E eis que chegaram as eleições, e junto com elas, o período que as antecede, insuportável e repetitivo. Começa a campanha nas ruas, o horário eleitoral, o beija-abraça nos meninos com catarro saindo do nariz (LoL), as promessas fajutas e, claro, as pesquisas de intenção de voto divulgadas incessantemente na TV e em outros meios.

E neste ano fiquei a pensar várias vezes no tema, e me perguntava: "Pra que diabos esta porra?". Explico: qualquer pessoa com neurônios minimamente desenvolvidos sabe que aquelas pesquisas, quando divulgadas nos meios de comunicação, interferem no voto das pessoas, principalmente dos indecisos, e também sabe que muitas delas, senão todas, são manipuladas. Então por quê aqueles resultados ainda são divulgados?

A meu ver, aqueles números só deveriam ir para as sedes dos partidos políticos, para que estes pudessem se articular, mudar o marketing (eleição é só jogo de marketing) e tentar superar os adversários.

Fica aqui registrada a minha indignação quanto a isto, e se alguém fizer um projeto de lei de iniciativa popular, como o Ficha Limpa, pode ter certeza que eu assino e divulgo.

Crédito da imagem: http://cachacaaraci.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Também sou contra a divulgação desse tipo de pesquisa nos grandes meios de comunicação. Como já foi dito, essas pesquisas tem forte apelo manipulativo. E outra, elas são baseadas em números quase que insignificantes se comparados à população total brasileira...
    Então, jornalistas, chega de dizer:
    "Se a Eleição fosse hoje, Dilma venceria no primeiro turno..."

    ResponderExcluir