Bobice Diária: Por que fazer jornalismo?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Por que fazer jornalismo?

Tudo começou na época do vestibular, quando alguns meses antes de fazer a prova, tive que escolher a opção de curso. Tinha dúvidas entre Letras, Jornalismo, História e Direito, resolvi marcar Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Jornalismo na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), as provas foram relativamente fáceis.

O primeiro resultado a chegar foi o da UESPI: passei! Mesmo antes de saber deste resultado, eu já estava arrependido de ter marcado Direito na UFPI, vi que não era a minha área, e estava torcendo só pela UESPI. Acabou que ainda fiquei nos classificados de 2ª chamada da UFPI, e quase fui chamado, mas daí eu só tinha olhos para o jornalismo.

E por que marquei jornalismo? Bem, esta foi uma das perguntas que os veteranos do curso me fizeram na primeira semana de aulas, eu não sabia bem o que responder, disse que só sabia tocar violão e escrever. Na época, escrevia poesias e alguns textos críticos, e achei que o jornalismo seria uma boa opção para mim.

Diferentemente de mim, alguns diziam que queriam desde que eram crianças, vai ver achavam bonitos os apresentadores de telejornal... O fato é que alguns dos que estavam ao meu lado respondendo as perguntas dos veteranos pareciam perdidos, meio que haviam caído de paraquedas no curso, e continuariam apenas para “ver no que dá”.

Com o tempo, passei a ver todas as nuâncias da profissão, do curso, e passei a ver que tinha escolhido o curso certo, era aquilo que eu queria para mim! Alguns professores, mesmo que turrões, acabaram sendo os que mais me ajudaram, porque instigavam a mim e aos companheiros de turma a ir atrás das coisas, a pesquisar, nos forçavam a ser mais do que éramos, e foi uma ótima experiência, ainda que tensa...

E isto foi um pouco do que me motivou a continuar no curso, e a desejar seguir na profissão. Além, é claro, dos amigos que fiz, dos encontros estudantis, dos debates, idéias, diálogos etc. Enfim, o campo vasto e desafiador do jornalismo me conquistou, e acabou por dar um rumo na vida do jovem que só sabia escrever e tocar violão...

2 comentários:

  1. Digitei alguma coisa no google e parei aqui! Nossa, você é de longe hein!? ou eu que sou! rsrsrs Pelo seu blog parece mesmo que você fez a escolha certa! Eu fiquei com a sua outra opção, abandonada! Boa sorte na caminhada.

    ResponderExcluir
  2. GENTE. Eu me vi aí demaaaaais, hahaha...
    Adorei. :)

    ResponderExcluir