Bobice Diária: Ressaquis Negadis

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Ressaquis Negadis

Imagine acordar ao meio-dia, com a cabeça pesada, o olhar meio turvo, as pernas fracas, e uma vontade imensa de não existir: esta é a ressaca.

Terror dos pinguços de primeiras viagens, e também dos experientes que vez por outra exageram na dose... Ops, pinguços não, boêmios, mais respeito com a classe!


Abaixo, texto transcrito do site www.salseiro.com.br

A ressaca é uma situação multicausal caracterizada por uma série de fenômenos de fundo neurológico, entre os quais se destacam a fotofobia (sensibilidade à luz), náusea e a cefaléia (dor de cabeça). Entendeu alguma coisa, pau d’água? Trocando em miúdos, ressaca geralmente vem acompanhada daquele pensamento clássico do dia seguinte: eu nunca mais vou beber como ontem.

Como todos estão cansados de saber, ela está intimamente associada ao consumo de álcool. Mas como isso ocorre? Como já escrevi acima, o consumo de álcool atinge o corpo de diferentes maneiras. Alguns dos principais efeitos são:

1- Inibição do ADH: O cérebro produz um hormônio que tem como principal atividade controlar a diurese. O goró inibe esse hormônio, o que faz irmos ao banheiro a toda hora. Como é raro a pessoa se preocupar em manter-se bem hidratada (principalmente se a água custar R$5 na balada), normalmente termina a noitada desidratada. O cérebro reconhece rapidamente essa situação e inibae a produção do ADH.

2- Inibição da gliconeogênese: esse é o nome da reação que transforma aminoácidos (pedaços de proteínas) em glicose (comida das células e principalmente das células do cérebro). O metabolismo do álcool produz uma substância chamada NADH, que inibe a gliconeogênese, levando à hipoglicemia (baixo açúcar no sangue), o que também leva a piora dos sintomas descritos.

3- Metabólitos da degradação do álcool: O etanol (álcool) é transformado em acetaldeído, que por sua vez é transformado em ácido acético (vinagre). O acetaldeído é levemente tóxico para o cérebro e também pode piorar os sintomas da ressaca.

Cura da ressaca: agora que já sabe como acontece a ressaca, você deve estar se perguntando por que eu ainda não comecei a falar da cura. Muito foi dito sobre esse assunto, mas o que é comprovado cientificamente é que o consumo de água e alimentos juntamente com o álcool melhora o desempenho do metabolismo e evita a desidratação, a hipoglicemia e dilui os agentes tóxicos do metabolismo do álcool.

E misturar bebidas, piora a ressaca? Cascata! Elas apenas fazem você tender a beber mais. Agora se o goró for falsificado ou de má qualidade, pode se preparar pra um dia seguinte daqueles. Essas bebidas costumam ter maior concentração de álcool do que as originais e causam mais ressaca.

Mas a principal forma de evitar a ressaca é pegar leve na canjibrina, só assim o organismo digere o álcool sem causar grandes distorções no metabolismo.

E para quem possa estar pensando: sim, eu estou escrevendo esta postagem de ressaca... :(

Seja o primeiro a comentar.

Postar um comentário